Cidade FM - conheça Minas

Conheça Santa Cruz de Minas, a menor cidade do Brasil em área



Santa Cruz de Minas é uma cidade mineira localizada na região do Campo das Vertentes e situa-se a cerca de 180 km a sul de Belo Horizonte. Ocupa uma área de 3,565 km², tendo a menor área total entre os municípios do Brasil. Uma curiosidade é que sua área é menor do que o campus da Universidade de São Paulo (USP). Sua população em 2018 era de 8 541 habitantes.

O município tem uma temperatura média anual de 20,1 °C e na vegetação da cidade predominam os campos rupestres. Com 100% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com quatro estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,706, considerado como alto em relação ao resto de Minas Gerais.

O povoamento do lugar é datado no decorrer do século XVIII, tendo a cidade desenvolvido-se em decorrência da extração e beneficiamento de areia de quartzo e indústria de beneficiamento de cal. Em 1962 foi criado o distrito, subordinado a Tiradentes, e a emancipação ocorreu em 21 de dezembro de 1995. Nesta época o turismo passou a ter significativa participação na economia municipal, sendo os principais atrativos da “menorzinha do Brasil”, a Cachoeira Bom Despacho, que está localizada na Serra de São José e contém o “marco zero” da Estrada Real, e principalmente a produção artesanal.

 27 setembro , 2021  Henrique Toscano 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/