Goiás recebe 27 ampolas de antídoto para casos de intoxicação por metanol

🩺 Goiás recebe 27 ampolas de antídoto para casos de intoxicação por metanol
Estado já notificou três casos suspeitos; medicamento foi distribuído para hospitais de Formosa e Uruaçu
Goiás recebeu 27 ampolas do antídoto usado no tratamento de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica encontrada em bebidas adulteradas. O medicamento — álcool etílico absoluto estéril, de uso injetável — foi encaminhado pelo Ministério da Saúde para reforçar o estoque emergencial do Estado.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), as ampolas foram retiradas do Hospital das Clínicas da UFG e distribuídas aos municípios de Formosa e Uruaçu, onde há pacientes internados com suspeita de intoxicação.
Atualmente, três casos suspeitos são monitorados no estado.
- Uma jovem de 25 anos está internada em estado grave no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, com insuficiência renal e respiratória.
- Um rapaz de 20 anos segue em observação em Formosa, com sintomas como náuseas e visão turva.
- Já um homem de 47 anos foi transferido para Brasília, após apresentar complicações neurológicas.
De acordo com a SES-GO, o antídoto age bloqueando a transformação do metanol em substâncias tóxicas no fígado, o que reduz o risco de danos cerebrais e à visão. O uso do medicamento deve ser feito o mais rápido possível, após os primeiros sinais de intoxicação.
O Ministério da Saúde informou que já distribuiu 580 ampolas de antídoto a estados que notificaram casos suspeitos e iniciou a compra de 12 mil novas unidades de etanol farmacêutico e 2,5 mil doses de fomepizol, outro medicamento usado nesses casos.
O surto de intoxicação por metanol vem mobilizando autoridades em todo o país. Até o momento, quase 200 casos foram registrados entre suspeitos e confirmados, com foco em estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste. A população é orientada a não consumir bebidas de procedência duvidosa e denunciar produtos irregulares.
📍 Cidade FM Notícias — Informação com responsabilidade.