Cidade FM - Dr. AJUDA: FISSURA ANAL: O que é, causas e o que fazer?

Você conhece alguém que tem dor para evacuar? Já ouviu falar de fissura anal?

Você conhece alguém que tem dor para evacuar? Já ouviu falar de fissura anal? Neste episódio a Dra. Beatriz Azevedo dará mais detalhes sobre o assunto.

Fissura anal nada mais é do que um corte, uma rachadura que aparece na borda do ânus. Durante a passagem das fezes, principalmente se estão mais endurecidas ou diarreicas, há estiramento da pele causando uma pequena lesão. Por ser uma área com bastante inervação essa lesão causa dor e as vezes sangramento. Nesse momento temos o que chamamos de fissura anal aguda. 

Essa dor que ocorre ao evacuar gera um aumento involuntário da força de contração dos músculos que controlam o ânus chamado esfíncter anal. O músculo do esfíncter ficando mais “apertado” tem duas consequências: rejudica a circulação de sangue dificultando a cicatrização da ferida E aumenta a sensação de dor ao evacuar, dificultando ainda mais esse processo. 

Ou seja, inicia-se um ciclo composto pela fissura anal aguda que leva a dor para evacuar, que faz com que o músculo do esfíncter fique mais apertado e isso, por sua vez, dificulta a cicatrização da fissura e causa mais dor. Quando esse ciclo dura mais de 6 semanas a ferida passa a ter cada vez mais dificuldade de cicatrização suas bordas vão ficando mais endurecidas configurando assim uma fissura anal crônica. 

Sintomas

  • Dor ao evacuar
  • Sangramento
  • Pele na borda anal

O diagnóstico é feito pelo médico proctologista em consultório com exame clínico. Podem ser necessários exames complementares para excluir outros diagnósticos em algumas situações. 

O tratamento da fissura anal deve sempre ser iniciado por medidas de correção do hábito intestinal, ou seja, tratamento da constipação. Aumento das fibras na dieta, melhora do consumo de líquidos e prática regular de atividade física.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda. 

Fonte: Brasil 61

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/