CIDADE FM - NOTICIAS DE MINAS

Boletim Amirt Notícias – 06 de julho

Olá! Hoje é quarta-feira, 06 de julho, e está começando o Amirt Notícias:

Política

Congresso derruba vetos e garante mais recursos para setor cultural

Com a presença em Plenário de artistas, empresários, produtores e secretários de Cultura, o Congresso Nacional derrubou, na noite dessa terça-feira (5), os vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei Aldir Blanc 2 e à Lei Paulo Gustavo, ambas criadas para incentivar atividades culturais via estados e municípios. A votação foi possível a partir de um acordo entre líderes partidários e governo, o que permitiu ainda a análise de quase toda a pauta do dia, que tinha 27 itens. Com a derrubada dos vetos, os textos serão agora promulgados pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, tornando-se leis. Juntas, as duas proposições somam repasses iniciais de R$ 6,8 bilhões.

As informações são da Agência Senado

Minas Gerais é o segundo estado mais transparente, aponta estudo internacional

Um levantamento inédito no Brasil, realizado pela Transparência Internacional revelou que Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com melhor índice de transparência e Governança Pública, atrás apenas do Espírito Santo. A pontuação obtida foi de 90 de 100 possíveis. Para os avaliadores, Minas pode aprimorar o seu resultado ao publicar dados detalhados sobre emendas parlamentares estaduais, obras públicas, concessões de crédito e financiamentos.

Economia

Tecnologia 5G estreia no Brasil nesta quarta-feira

O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (5). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população. Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

As informações são da Agência Brasil

Esporte

Atlético vence Emelec e Cruzeiro empata com Ituano

O Atlético-MG se classificou para as quartas de final da Copa Libertadores ao derrotar o Emelec (Equador) por 1 a 0, na noite dessa terça-feira (5) no estádio do Mineirão, em partida na qual o atacante Hulk foi decisivo.O Galo avançou na competição porque na ida das oitavas, na última semana no Equador, ficou no 1 a 1 com o Emelec. Já em um jogo atrasado da 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Ituano, no estádio Novelli Junior. O Cruzeiro chegou a abrir o placar aos 44 minutos do primeiro tempo com o atacante Edu, mas o juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), acabou anulando o lance. A decisão foi muito contestada pelos jogadores do time mineiro. Apesar do empate, a Raposa conseguiu ampliar a vantagem sobre o vice-líder Vasco, que tem 31 pontos, para sete pontos. Já o Ituano chegou aos 18 pontos.

As informações são da Agência Brasil

Polícia

Jovem armado invade casa e mata morador no bairro Boa Vista, em Belo Horizonte

Um morador do bairro Boa Vista, na região Leste de Belo Horizonte, foi assassinado por um homem que invadiu a residência dele, na rua Luiz Carlos Rocha, na madrugada desta quarta-feira (6). De acordo com a Polícia Militar (PM), o jovem 22 anos pulou o muro e entrou na casa. Armado, ele entrou em luta corporal com a vítima, de 26 anos. O suspeito também saiu ferido e foi levado para um pronto-socorro e está sendo acompanhado por militares. A arma usada foi apreendida. A motivação do crime ainda não divulgada.

As informações são da Itatiaia, associada AMIRT.

Previsão do Tempo

Nesta quarta-feira (06), o tempo fica estável com predomínio de sol em grande parte de Minas Gerais. A massa de ar seco, que atua sobre grande parte do país, mantém o dia com poucas nuvens na maior parte do estado. Por outro lado, na faixa leste o transporte de umidade de origem oceânica favorece tanto para variação de nebulosidade quanto para que o dia amanheça com nevoeiros em pontos isolados. No sul de Minas, há uma pequena possibilidade de formação de geada, principalmente na região serrana, devido ao predomínio de céu claro durante noite e madrugada. Índices críticos de umidade são esperados em localidades isoladas do norte, oeste e sul mineiro, à tarde.

Em Belo Horizonte, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro. A mínima foi de 12 °C, máxima estimada de 25 °C e a umidade relativa mínima em torno de 30% à tarde.

 6 julho , 2022  Hugo Magella 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/