Cidade FM e as Notícias de Minas

Boletim Amirt Notícias – 30 de dezembro



Hoje é quinta-feira, dia 30 de dezembro, e essas são as principais notícias do dia:

Política:

Decreto institui conselho de fundo de desenvolvimento regional

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro instituiu o Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS). O documento saiu na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União. O colegiado será formado por representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) – que exercerá os cargos de presidência e de secretaria-executiva do conselho–; da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) do Ministério da Economia; da Casa Civil; e do Ministério da Infraestrutura. O conselho deverá escolher a instituição financeira que será responsável pela administração do fundo por meio de uma chamada pública.

As informações são da Agência Brasil.

Zema anuncia que vai sancionar congelamento do IPVA 2022

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nessa quarta-feira (29), que vai sancionar o projeto de lei que congela o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022, no Estado. O comunicado foi divulgado em uma publicação no perfil do governador no Twitter. Zema afirmou que o governo vai “equilibrar as contas” para permitir a implementação da medida. A discussão sobre o IPVA foi iniciada em meados de dezembro, quando o Projeto de Lei (PL) que congela a base de cálculo da taxa no Estado foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O projeto, de autoria do deputado Bruno Engler (PRTB), prevê que os contribuintes paguem o mesmo valor de 2021, sem reajustes. Por causa da pandemia, os veículos usados tiveram um aumento expressivo no preço da tabela Fipe, que é a referência para o cálculo do IPVA. O aumento varia conforme o veículo, mas a média foi de uma alta de 22,81%. O imposto é arrecadado pelos Estados, mas a Constituição determina que 50% seja repassado aos municípios.

As informações são da Rádio Itatiaia.

Esporte:

Felipe Bardi encerra ano como melhor brasileiro no ranking dos 100 m

A última temporada do ciclo olímpico de Tóquio (Japão) foi quase perfeita para Felipe Bardi. O paulista de 23 anos terminou o ano como melhor velocista brasileiro e sul-americano (e 26º do mundo) dos 100 metros rasos pelo ranking da World Athletics, a federação internacional de atletismo. Além disso, foi campeão continental nos 100 e 200 metros e no revezamento 4x100m em Guayaquil (Equador), em maio.

As informações são da Agência Brasil.

Português Antônio Oliveira é cotado para ser novo técnico do Cruzeiro

O técnico António Oliveira, que treinou o Athletico-PR em 2021, está entre as alternativas do Cruzeiro para a próxima temporada. O português de 38 anos é um nome que agrada a Paulo André, um dos pares de Ronaldo Fenômeno, na gestão da Raposa. O europeu se enquadra nos padrões financeiros adotados pelo Cruzeiro em 2022. A ideia de Ronaldo Fenômeno é reduzir gastos e transformar o clube em uma empresa rentável.

Polícia:

Chuvas deixam 63 cidades em situação de emergência no estado

Com o período de chuvas intensas, 63 cidades mineiras estão em situação de emergência. De acordo com o governo de Minas, cerca de dez mil pessoas estão desalojadas e duas mil desabrigadas. Os municípios de Salinas, Mato Verde, Rio Pardo de Minas e Porteirinha estão entre os mais afetados. As inundações ocorreram devido ao aumento do volume dos rios que cortam as áreas urbanas e rurais dos municípios.

Uma força-tarefa coordenada pela Defesa Civil está ajudando as prefeituras a levar ajuda humanitária para a população atingida. O governo do estado está recolhendo doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Os produtos podem ser entregues nos batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Outra medida adotada foi a antecipação dos recursos do ICMS, IPVA e do Piso Mineiro de Assistência Social para as cidades que declararam situação de emergência.

As informações são da Agência Brasil.

PM prende homem por ameaça a mulher e posse ilegal de arma em São José da Barra

A Polícia Militar recebeu um chamado de uma possível ameaça de morte a mulher pelo seu companheiro com arma de fogo, nessa quarta-feira (29), em São José da Barra, no Sul de Minas. Segundo informações da PM, em diálogo com a vítima a mesma informou que seu marido possuía diversas armas de fogo, e estava escondida dentro de um tambor no meio do mato. Com as informações em mãos os policiais se deslocaram até o local para averiguar se havia o armamento, onde foi localizada 3 espingardas  do tipo “polveira” no tambor, quando averiguado o imóvel um espingarda calibre 32 com 9 munições intactas. O autor foi preso e encaminhado a delegacia da Polícia Civil com os materiais apreendidos.

As informações são do Portal Onda Sul.

Previsão do tempo:

A quinta-feira (30) será de tempo instável em todas as regiões do estado de Minas Gerais. Há risco de chuva forte, especialmente no Oeste, Triângulo Mineiro, Centro e Sul do Estado. A tendência para os últimos dias de 2021 é de acentuado volume de chuvas em grande parte de Minas Gerais, inclusive na capital mineira. Por outro lado, nas regiões do Norte e Vale do Jequitinhonha, a instabilidade do tempo tende a enfraquecer e, com isso, a expectativa é de diminuição das chuvas

Em Belo Horizonte, a previsão indica que o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva, moderada a forte, com trovoadas isoladas e rajadas de vento. A mínima foi de 16 °C, máxima estimada de 22 °C e a umidade relativa mínima em torno de 85% à tarde.

 30 dezembro , 2021  Victoria Carvalho  - Portal AMIRT

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/