Bioenergética Aroeira anuncia investimento de R$ 750 milhões em nova planta de etanol de cereais em Tupaciguara
Bioenergética Aroeira anuncia investimento de R$ 750 milhões em nova planta de etanol de cereais em Tupaciguara
O Grupo Aroeira dará mais um passo importante em sua trajetória de
crescimento e diversificação com a implantação de uma nova planta de
produção de etanol de cereais em Tupaciguara (MG), no Triângulo Mineiro. O
investimento total previsto para o empreendimento é de aproximadamente R$
750 milhões.
Para viabilizar o projeto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 618 milhões, por meio de
operações envolvendo recursos do Fundo Clima, da linha BNDES Finem e do
programa BNDES Máquinas e Serviços. O restante dos recursos será aportado
pelo grupo e por outras estruturas financeiras destinadas à implantação e início
da operação.
A nova unidade será operada pela Biomil Etanol Ltda. e integrará o complexo
industrial já existente em Tupaciguara, fortalecendo o ecossistema
bioenergético construído pelo Grupo Aroeira ao longo dos últimos anos.
Com início de operação previsto para 2028, a planta terá capacidade inicial
para processar aproximadamente 330 mil toneladas anuais de cereais,
especialmente milho e sorgo, produzindo cerca de 146 milhões de litros de
etanol por ano, além de aproximadamente 92 mil toneladas anuais de DDGS,
coproduto amplamente utilizado na nutrição animal. Embora os volumes
inicialmente divulgados considerem o processamento de 330 mil toneladas por
ano, a nova unidade já está sendo projetada e construída com capacidade
estrutural para operar até 500 mil toneladas anuais de cereais.
O projeto representa um importante vetor de desenvolvimento econômico para
o Triângulo Mineiro, agregando valor à produção agrícola regional, estimulando
novas oportunidades de negócios e fortalecendo cadeias produtivas ligadas
aos grãos, à proteína animal e aos biocombustíveis.
Segundo o diretor-presidente da Bioenergética Aroeira, Gabriel Feres
Junqueira, a iniciativa está alinhada à estratégia de diversificação e
sustentabilidade da companhia.
"A chegada da Biomil representa um movimento estratégico para ampliar a
complementaridade entre nossos negócios e fortalecer a integração entre
diferentes cadeias produtivas da região. O Triângulo Mineiro possui grande
vocação para a produção de cereais, especialmente milho e sorgo, e queremos
transformar essa matéria-prima em mais desenvolvimento, geração de valor e
oportunidades para a nossa região."O executivo destaca ainda que a nova operação permitirá ao grupo manter a
produção de biocombustíveis também durante a entressafra da cana-de-
açúcar, ampliando a eficiência industrial e contribuindo para a segurança
energética nacional.
"Estamos falando de um investimento que consolida Tupaciguara e o Triângulo
Mineiro como protagonistas na nova economia de baixo carbono. O etanol de
cereais chega para complementar nossa atuação no setor sucroenergético e
reforçar nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e
desenvolvimento regional."
Desde o início de suas operações em 2011, a Bioenergética Aroeira vem
ampliando continuamente sua atuação no setor bioenergético. Atualmente, o
complexo industrial em Tupaciguara reúne operações de produção de açúcar,
etanol, cogeração de energia elétrica e projetos voltados à economia circular,
incluindo iniciativas ligadas ao biometano e à produção de fertilizantes a partir
de coprodutos industriais.
A implantação da Biomil reforça a estratégia de longo prazo do grupo de
investir em soluções sustentáveis, diversificação energética e valorização das
potencialidades do agronegócio brasileiro, especialmente no Triângulo Mineiro








